Atualmente 18% das mulheres brasileiras são obesas. A doença causa complicações sérias que também afeta no sonho de ser mãe. O excesso de peso e a obesidade prejudicam a fertilidade feminina e podem comprometer a gestação. 

Por promover uma mudança de estilo de vida e tratar a obesidade, a cirurgia bariátrica permite que mulheres possam engravidar com mais facilidade e ter uma gravidez mais segura e saudável.

Estudos apontam que engravidar com grande excesso de peso aumentam os riscos de a criança sofrer com o mesmo problema.

O tratamento cirúrgico da obesidade diminui as chances de que a futura mãe tenha diabetes gestacional, parto prematuro ou até mesmo aborto espontâneo. Estudos também apontam que engravidar com grande excesso de peso aumentam os riscos de a criança sofrer com o mesmo problema. É preciso avaliar bem a decisão e ter comprometimento para que os resultados sejam satisfatórios.

As mulheres que realizarem cirurgia bariátrica só poderão engravidar de forma segura após o primeiro ou segundo ano da operação. Este é o tempo que o corpo leva para se acostumar a sua nova realidade. Pelo aumento da fertilidade após a cirurgia bariátrica, é preciso evitar surpresas indesejáveis durante este período. Nos três primeiros meses a mulher deve usar anticoncepcional e o parceiro preservativo, que serve de segurança extra para caso o corpo não absorva corretamente o remédio.

www.drdemetriusgermini.com