Vocês sabiam que a cirurgia bariátrica altera a fisiologia e a estrutura do corpo com objetivo de tratar a obesidade?

Cada uma das técnicas empregadas altera de forma diferente o organismo e promove mudanças que são capazes de ajudar o paciente a reduzir seu peso.

O bypass gástrico, por exemplo, é uma cirurgia grampeia parte do estômago, o que evita grande ingestão de alimentos e também aumenta o nível de hormônios que dão sensação de saciedade e diminuem a fome da pessoa. Esta técnica é a mais realizada no Brasil e corresponde a 75% das cirurgias feitas no país.

Além de revelar informações importantes sobre a relação entre o cérebro e o estômago, o estudo também poderá ajudar as equipes multidisciplinares a oferecerem uma abordagem mais personalizada na hora de definir a cirurgia bariátrica, de acordo com o perfil do paciente.

Os resultados foram baseados em ressonâncias magnéticas feitas antes e após a realização de bypass gástrico em pessoas que participaram do estudo.

Uma comparação também foi feita entre quem havia feito a cirurgia de bypass gástrico, banda gástrica e em pessoas não operadas. Quem fez baypass gástrico disse que as comidas doces e ricas em gordura eram menos atrativas e também tinham hábitos alimentares mais saudáveis que os outros integrantes do grupo de controle do estudo.