Cirurgia para tratamento de Diabetes

14 agosto, 2019

Você sabia que a Cirurgia Metabólica contribui para remissão da Diabetes Tipo 2? 📉

Um recente estudo do National Institute for Health and Care Excellence (NICE) do Reino Unido recomenda a cirurgia metabólica para tratamento do 💉diabetes mellitus tipo 2 em pacientes obesos e com diabetes mal controlada apesar do tratamento💊.


🇧🇷 No Brasil, a Cirurgia Metabólica passou a ser indicada como opção no tratamento 💉 diabetes mellitus Tipo 2 (DM2) para pacientes que possuem Índice de Massa Corporal entre 30 Kg/m2 a 35 Kg/m2. A resolução foi publicada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) - 2.172/2017 e traz regras que ampliam a indicação da cirurgia metabólica para o tratamento de pacientes com DM.

 

Cirurgia Bariátrica e Modulação Cerebral

7 agosto, 2019

Vocês sabiam que a cirurgia bariátrica altera a fisiologia e a estrutura do corpo com objetivo de tratar a obesidade?

Cada uma das técnicas empregadas altera de forma diferente o organismo e promove mudanças que são capazes de ajudar o paciente a reduzir seu peso.

O bypass gástrico, por exemplo, é uma cirurgia grampeia parte do estômago, o que evita grande ingestão de alimentos e também aumenta o nível de hormônios que dão sensação de saciedade e diminuem a fome da pessoa. Esta técnica é a mais realizada no Brasil e corresponde a 75% das cirurgias feitas no país.

Além de revelar informações importantes sobre a relação entre o cérebro e o estômago, o estudo também poderá ajudar as equipes multidisciplinares a oferecerem uma abordagem mais personalizada na hora de definir a cirurgia bariátrica, de acordo com o perfil do paciente.

Os resultados foram baseados em ressonâncias magnéticas feitas antes e após a realização de bypass gástrico em pessoas que participaram do estudo.

Uma comparação também foi feita entre quem havia feito a cirurgia de bypass gástrico, banda gástrica e em pessoas não operadas. Quem fez baypass gástrico disse que as comidas doces e ricas em gordura eram menos atrativas e também tinham hábitos alimentares mais saudáveis que os outros integrantes do grupo de controle do estudo.


 

Obesidade e Gestação

5 agosto, 2019

Atualmente 18% das mulheres brasileiras são obesas. A doença causa complicações sérias que também afeta no sonho de ser mãe. O excesso de peso e a obesidade prejudicam a fertilidade feminina e podem comprometer a gestação. 

Por promover uma mudança de estilo de vida e tratar a obesidade, a cirurgia bariátrica permite que mulheres possam engravidar com mais facilidade e ter uma gravidez mais segura e saudável.

Estudos apontam que engravidar com grande excesso de peso aumentam os riscos de a criança sofrer com o mesmo problema.

O tratamento cirúrgico da obesidade diminui as chances de que a futura mãe tenha diabetes gestacional, parto prematuro ou até mesmo aborto espontâneo. Estudos também apontam que engravidar com grande excesso de peso aumentam os riscos de a criança sofrer com o mesmo problema. É preciso avaliar bem a decisão e ter comprometimento para que os resultados sejam satisfatórios.

As mulheres que realizarem cirurgia bariátrica só poderão engravidar de forma segura após o primeiro ou segundo ano da operação. Este é o tempo que o corpo leva para se acostumar a sua nova realidade. Pelo aumento da fertilidade após a cirurgia bariátrica, é preciso evitar surpresas indesejáveis durante este período. Nos três primeiros meses a mulher deve usar anticoncepcional e o parceiro preservativo, que serve de segurança extra para caso o corpo não absorva corretamente o remédio.

www.drdemetriusgermini.com

 

Regime : 90% de fracasso no tratamento da Obesidade

5 agosto, 2019

Você já sabe que a Obesidade é uma doença grave. O que você não sabe é os que tratamentos baseados em mudança de hábitos alimentares e de vida só conseguem sucesso em 10% dos casos. 

E a cirurgia bariátrica é o tratamento que tem apresentado os resultados mais positivos, já que ela ajuda no controle de diabetes (80%), pressão alta (65%), colesterol e triglicerídeos em níveis normais (80%). 

Cerca de 85% dos operados estão satisfeitos com os resultados e tem melhorado a qualidade de sono, de mobilidade, disposição para o trabalho, lazer e sexo.